Cadastre-se no nosso informativo e receba novidade do SIABI.

Notícias

Ver todas as notícias

Maranhão - OAB moderniza biblioteca com o SIABI
23/09/2015
Creditos:
Ver galeria de Fotos

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Maranhão fez a aquisição do SIABI para automação dos produtos e serviços de sua biblioteca. A implantação do sistema foi concluída no dia 23 de setembro de 2015 tendo sido coordenada remotamente pelo Setor de Suporte Técnico da WJ Informática.

Com mais de meio caminho andado para o seu centenário, a OAB mostra cada vez mais vigor, na luta por Justiça e por uma advocacia forte. Criada em 1930, logo após a Revolução e no auge da Era Vargas, a entidade iniciou sua guerra contra a impunidade ainda no Estado Novo. Saiu em defesa dos presos políticos (quando foram denunciadas as atrocidades que se cometiam nos cárceres), dedicou-se com força total à campanha de Anistia e por eleições diretas (na memorável campanha das "Diretas Já!"); em 92 foi às ruas, liderando o movimento que culminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

A Ordem dos Advogados do Brasil surgiu a partir da reorganização da antiga Corte de Apelação do Distrito Federal, no dia 18 de novembro de 1930, pouco mais de um mês após a Revolução. Mas na verdade, sua história começa 87 anos antes, com a criação do IAB - Instituto dos Advogados do Brasil, em 1843. No artigo 1º dos Estatutos do Instituto estava escrito que "o fim do mesmo é organizar a Ordem dos Advogados do Brasil,em proveito geral da jurisprudência".

No Maranhão, a Ordem surgiu em 1932, com um Conselho Provisório empossado no dia 4 de abril daquele ano. O Conselho era formado pelos advogados Benedito de Barros e Vasconcelos, Luis Carvalho e João Hermógenes de Matos.

Em 1º de setembro de 1932 foi criado o primeiro Conselho definitivo, o qual ficou composto pelos advogados Luis Carvalho, Alcides Pereira, Crepory Franco, João Matos e Édson Brandão, sendo eleita, na mesma ocasião a diretoria, que ficou constituída pelos causídicos Alcides Pereira (Presidente), João Matos (Secretário-Geral) e Édson Brandão (Tesoureiro).

Atualmente com mais de 7 mil advogados inscritos, a Seccional do Maranhão conta com um total de 11 subseções, instaladas no interior do Estado, nas cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Açailândia, Chapadinha, Santa Inês, Codó e Pedreiras. Desde a sua criação, a Seccional vem valorizando o advogado e a advocacia; defendendo a melhoria das condições de trabalho dos profissionais com atuação no Estado e as prerrogativas da classe junto às autoridades, órgãos públicos e demais locais onde advogados desempenham suas atividades.

Atenta ao aprimoramento da classe dos advogados, a Ordem vem realizando, periodicamente, eventos jurídicos, promovendo o congraçamento da classe e a renovação dos conhecimento dos profissionais. A entidade tem empunhado a bandeira pela melhoria de acesso à Justiça, com vistas a garantir, aos menos privilegiados, seus direitos. Nestes últimos anos, a luta da OAB-MA ganhou ainda mais destaque e receptividade junto à sociedade, tornando-se um ponto de referência para todos aqueles que sofrem violações de seus direitos fundamentais. Com espírito de bravura, ela sempre assumindo todas as lutas por uma sociedade mais justa, fraterna, democrática e patriótica.

Fonte: http://www.oabma.org.br/sobre/historia/


WJ Informática - Centro Empresarial Portugal Center
Av.Senador Salgado Filho, 2190 - Sala 232 / 235 CEP 59075-000 - Lagoa Nova - Natal/RN
Telefone : (84) 3206-3770