Cadastre-se no nosso informativo e receba novidade do SIABI.

Notícias

Ver todas as notícias

SANTA CATARINA – Procuradoria Geral do Estado adota o SIABI
21/11/2013
Creditos:
Ver galeria de Fotos

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) avança na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da sua Biblioteca com a implantação do SIABI nos dias 19, 20, 21, de novembro de 2013.

A Capacitação dos operadores foi coordenada LOCALMENTE pelo Gerente de Desenvolvimento da WJ Informática, Sr. Bruno Jorge de Moreira de Freitas e contou com a participação da Bibliotecária  Eni Besen.

HISTÓRIA DA PGE/SC (Fonte : www.pge.sc.gov.br) 

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC), como instituição jurídica de advocacia pública do Estado, foi criada através da Emenda Constitucional nº 16, de 28 de junho de 1982, durante a administração do governador Henrique Helion Velho de Córdova.

Até então os trabalhos de representação judicial do Estado estavam inseridos entre as competências do Ministério Público do Estado, cuja carreira contava com cargos de Promotor Público (início de carreira) e Procurador do Estado (final de carreira), tendo sido alterada a denominação daquela instituição, que até então era "Procuradoria-Geral do Estado", passando a denominar-se "Procuradoria Geral de Justiça". 

Atualmente, em face do art. nº 103 da Constituição do Estado de Santa Catarina, de 5 de outubro de 1989, e da Lei Complementar nº 317/2005, que consolida sua organização e funcionamento de forma institucional, a Procuradoria Geral do Estado constitui-se em instituição jurídica permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, dotada de autonomia funcional e administrativa, exercendo funções não somente de representação judicial e extrajudicial do Estado, mas também de consultoria e assessoramento jurídico do Estado e seus poderes.

Em 15 de julho de 1982 foi empossado o primeiro Procurador-geral do Estado, advogado Antonio Hugen Nunes, e, em maio de 1983, empossados os primeiros Procuradores do Estado aprovados em concurso público de provas e títulos, que teve, tal como todos os concursos que se sucederam, a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases.

A complexa demanda de questões administrativas, a exigência constitucional de supervisão dos setores jurídicos de autarquias, fundações e empresas estatais, e o crescente volume de ações, principalmente após a vigência da nova ordem constitucional em nosso país, em 1988, exigiram a ampliação da carreira, contando hoje a Procuradoria Geral do Estado com 115 Procuradores do Estado em atividade.

A expansão da atuação da Procuradoria Geral do Estado iniciou-se em 1993 com a instalação da Procuradoria Regional de Joinville, contando hoje, além da sede e da representação em Brasília, com 15 regionais em atividade: São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Caçador, Lages, Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, São José, Tubarão, Criciúma e Curitibanos.



WJ Informática - Centro Empresarial Portugal Center
Av.Senador Salgado Filho, 2190 - Sala 232 / 235 CEP 59075-000 - Lagoa Nova - Natal/RN
Telefone : (84) 3206-3770