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O Siabi

Visão geral

O SIABI é um sistema completo, ideal para Instituições de Ensino avaliadas pelo MEC, Memoriais, Museus  e Bibliotecas Especializadas em Direito.

Ele é compatível com padrões nacionais e internacionais da Biblioteconomia: MARC-21, ISO-2709, AACR2, NBR-6023 e Z39.50. Captura registros diretamente na WEB e gera os principais campos MARC-21 automaticamente. Gerencia sugestões, compras, doações, duplicatas, encadernações e descarte; alerta o vencimento das assinaturas e permite a inclusão de sumário e CAPA das publicações. Cataloga materiais especiais, Artigos, Capítulos e Acervos Digitais. Automaticamente são gerados o formato de Referência ABNT, a Ficha Catalográfica e a Ficha kardex. Apesar do rigor técnico, é o sistema mais fácil de utilizar do mercado pois não exige do Bibliotecário o conhecimento prévio do formato MARC-21 para poder catalogar.

O Módulo de Circulação controla empréstimos Normais, Especiais e Xerox gerando multas ou suspensões com bloqueio automático. Emite recibos e carteira do usuário com código de barras e foto. Autoriza transações por senha ou Biometria.

O Módulo de Estatísticas informa os títulos, usuários, cursos, tipos de materiais e departamentos com mais empréstimos; quantitativos de acessos à portaria e de consultas locais por classes, assim como a posição do acervo por áreas de conhecimento CNPQ, além dos relatórios solicitados pelas Comissões do MEC.

Um grande diferencial do SIABI é a Interface WEB com renovação e reserva de materiais, divulgação de noticiais, acervo, horário de funcionamento, visualização das CAPAS, GALERIA de FOTOS e acesso ao inteiro teor. Os usuários recebem e-mails automáticos quando suas reservas são ativadas, quando os empréstimos estão vencendo ou em atraso e no momento que algum documento que ele tenha interesse é adquirido pela biblioteca (DSI – Disseminação Seletiva da Informação).

SIABI - A tecnologia a serviço da Gestão da Informação


SIABI NAS NUVENS: Caso a sua instituição não possua estrutura de Informática, a WJ instala apenas a aplicação SIABI local, com o Banco de Dados e a Interface WEB funcionando remotamente, nas nuvens. Não se preocupe com BACKUPs, compra de Servidores e SGBDs, economize custos com esta nova fronteira da era digital.

SIABI MOBILE: Ofereça aos usuários da sua Biblioteca a comodidade de renovar os empréstimos remotamente a qualquer hora e em qualquer lugar, através de dispositivos móveis como telefone celular, pda, smartphone e outros (Disponível para clientes com Interface WEB em PHP).

SIABI BIOMETRIA: Esqueça as senhas, autorize as transações de empréstimo usando a leitura da digital – BIOMETRIA.

SIABI MALOTE: O TRT de São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul e Minas Gerias, oferecem aos seus usuários mais distantes a possibilidade de solicitar os empréstimos de materiais via Interface Web, com o SIABI  controlando todo o envio do  MALOTE (Disponível para clientes com Interface WEB em PHP).

SIABI ONLINE: Qualquer dúvida durante a operação do sistema, basta clicar no link Suporte Técnico Online e um dos nossos técnicos de plantão, vai auxiliá-lo imediatamente.  A ferramenta de Suporte utilizada pela WJ é considerada a mais segura da Europa.

Solicite uma PROPOSTA TOTALMENTE SEM COMPROMISSO e conheça mais sobre todas as vantagens de utilizar o SIABI no gerenciamento do acervo da sua EMPRESA ou INSTITUIÇÃO.

Interface WEB - Terminal do Usuário

Módulo de Administração

Módulo de Estatísticas

Módulo de Circulação

Informações Técnicas

Módulo Jurídico e Informações Técnicas

Módulo de Catalogação

Módulo de Aquisição e Periódicos

Interface WEB - Terminal do Usuário

· Consulta da posição das reservas realizadas
· Consulta a situação do Usuário na Biblioteca
· Empréstimos atuais
· Valor de multas
· Histórico de todas as transações
· Endereço completo
· Interface de busca avançada com refinamento possibilitando conjugar diversos campos como argumento de busca
· Pesquisa pelos campos de:
· Autor Principal e Secundário
· Título
· Assuntos
· Série
· Editora
· Data de Publicação
· Local de Publicação
· ISBN
· Número de Chamada
· Resumos e
· Notas de conteúdo
· Relacionamento dos assuntos de interesse do usuário para fins de D.S.I. - Disseminação Seletiva da Informação.

Módulo de Administração

· Cadastro de Operadores credenciados
· Controle de Direitos de cada operador em cada setorial
· Níveis diferenciados de acesso ao sistema baseado em Senhas.
· Capacidade de identificar os responsáveis pelas alterações realizadas
· Mudanças de Datas de Devolução dos materiais caso a biblioteca não funcione no dia
· Configuração da política de empréstimos pelo próprio bibliotecário.
· Cadastro de Categorias de Usuário
· Definição dos dias de empréstimo por Categoria de Usuário, Tipo de Material e Tipo de Empréstimo.
· Cadastro de Logomarcas por Setorial
· Configuração de quais terminais podem acessar o sistema
· Configuração de dados para DSI, reserva e parâmetros para Carteira do Usuário.
· Controle de Calendário e Feriados.

Módulo de Estatísticas

· Pesquisa dos registros por : Data de Catalogação, Catalogador, Códigos de Disciplinas associadas aos títulos, Códigos de Área de Conhecimento associadas ao títulos, Base virtual, Biblioteca Setorial e Tipo de material
· Ordenamento do resultado das pesquisas por Título, Autor e Topográfico
· Visualização e impressão dos relatórios em forma de Referência Bibliográfica (ABNT)
· Possibilidade de gravação do resultado das pesquisas da base Bibliográfica em formato WinWord.
· Relatórios de processamento Técnico de posição do Acervo por : Data de Catalogação, Disciplinas associadas, Áreas de Conhecimento e Catalogador
· Estatísticas de Acessos à portaria por turno e faixa de datas.
· Estatísticas de Consultas locais por classe e faixa de datas.
· Estatística de Circulação por Faixa de Datas, Turnos, Dia, Dia e Turno e Operador.
· Impressão do Livro de Tombo organizado por Número de Inventário, Código de Barras ou Localização - Topográfico.
· Gráficos de posiçao da Base Bibliográfica por Tipo de material.
· Gráficos de posicáo dos Exemplares por TIPO e SITUAÇÃO.

Módulo de Circulação

· Categorização de empréstimo em Normal , Especial e Xerox
· Controle integrado do processo de empréstimo com emissão de Recibo
· Utilização de SENHA para autorização da transação
· Controle de Devoluções com emissão de Recibo
· Controle de perfis de usuários
· Definição automática de prazos e condições de empréstimo de acordo com a categoria do usuário e do tipo do documento
· Definição de parâmetros para a reserva de livros
· Aplicação automática de suspensão ou bloqueio de empréstimo
· Possibilidade de pesquisar o status do documento (disponível, emprestado, reservado, etc)
· Realização de Reserva por Título através dos terminais de usuários. No momento que qualquer um dos exemplares associados for devolvido, o sistema automaticamente o relaciona ao primeiro usuário que fez reserva e envia um e-mail de reserva ativada.
· Pagamento e Dispensa de Multas com emissão de Recibo e Relatório de Fechamento de caixa.

Informações Técnicas

Desenvolvido na linguagem Delphi e utilização dos bancos de dados SQL Server, Oracle e FireBird. Interface WEB para consultas, reservas e renovação de empréstimos baseado em páginas ASP ou PHP.

Módulo Jurídico e Informações Técnicas

· Capacidade de Catalogação de Doutrina, Jurisprudência e Legislação.
· Mais de 60 campos pré-definidos específicos de Jurisprudência segundo o padrão do STF.
· Permite a vinculação da referência bibliográfica ao documento na íntegra em formato DOC, PDF, HTML, etc (INTEIRO TEOR)
· Possibilidade de recuperar os atos normativos ordenando por data de assinatura, título ou responsabilidade
· Gráfico de pizza demonstrativo da posição dos documentos por ato normativo
· Impressão de Ementário para os pareceres
· Inclusão de datas de assinatura, publicação e republicação
· Inclusão de EMENTAS com até 3.900 caracteres
· Totalmente integrado ao Módulo de Catalogação
· Ferramenta para Construção de Thesaurus

Módulo de Catalogação

· Capacidade de armazenamento acima de 1 milhão de registros
· Acesso simultâneo de usuários à base de dados
· Armazenamento e recuperação de documentos digitais
· Compatibilidade com o formato MARC ( formato internacional de Catalogação)
· Visualização do registro completo no formato MARC
· Compatibilidade com o Padrão ISO-2709 ( formato internacional de intercâmbio de dados entre bibliotecas)
· Compatibilidade com o AACR2 (Código de Catalogação Anglo Americano)
· Compatibilidade com o protocolo Z39.50 (norma ISO 23950)
· Visualização do registro bibliográfico em forma de Ficha Catalográfica (AACR2)
· Capacidade de importação de dados de sistemas corporativos no formato de planilhas MARC
· Construção de cabeçalhos de Assuntos
· Construção de listas de Autores, com possibilidade de inclusão de foto e Biografia ou Notas Gerais para cada Autor, Remissivas Ver e remissivas Ver Também.
· Construção de lista de Editoras / Fornecedores
· Consulta interativas às listas de Autores, Assuntos e Editoras
· Definição de novos exemplares para registros idênticos
· Cadastramento de materiais especiais
· Indexação de artigos de Periódicos
· Indexação de Capítulos de documentos avulsos
· Geração automática do número de tombo
· Geração de etiquetas de Lombada
· Geração de etiquetas de Código de Barras
· Geração de etiquetas de Bolso

Módulo de Aquisição e Periódicos

· Identificação da modalidade de aquisição para cada exemplar: Compra, Permuta, Doação, Depósito Legal, Acervo Antigo e outras.
· Controle dos dados cadastrais de fornecedores, editoras e instituições em geral: Endereço, E-mail, Página WEB, Dados Bancários, etc.
· Controle de listas de sugestões
· Elaboração de lista de obras a serem adquiridas;
· Controle de Pedidos a Fornecedor
· Controle de Entradas de Notas Fiscais
· Identificação de dados do processo de aquisição (número de processo, número de empenho, preço, número da nota fiscal ou fatura);
· Estatística mensal e acumulada de documentos recebidos;
· Identificação do usuário que sugeriu o título para aquisição.
· Elaboração de lista de duplicatas
· Controle rigoroso de Descarte
· Controle de Assinatura dos Periódicos: Datas de Vigência, Fornecedor, Código da Assinatura, valor, etc.
· Emissão de E-mail de cobrança, reclamações e agradecimento de doações;
· Alerta de Vencimento de assinaturas por E-mail para o responsável pelo setor e administrador da biblioteca.
· Visualização da Ficha Kardex.
· Possibilidade de Gravação do Índice/Sumário e Capa para cada fascículo incluído.

WJ Informática - Centro Empresarial Portugal Center
Av.Senador Salgado Filho, 2190 - Sala 232 / 235 CEP 59075-000 - Lagoa Nova - Natal/RN
Telefone : (84) 3206-3770